PROGRAMA DE ATENÇÃO À SAÚDE

Preparando Operadoras de Saúde para as novas normativas da ANS

Não há dúvida que as operadoras de saúde estão tendo que se adaptar e profissionalizar cada dia mais, frente às novas exigências que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) impõe ao mercado.

Estas demandas podem ser entendidas como uma ameaça para algumas organizações e como oportunidade para aquelas que aprenderem a apresentar respostas inovadoras frente a elas. Entre as principais questões que precisam ser respondidas pelo mercado esta a situação dos Programas de Atenção à Saúde.

Apesar de comprovado o quanto este tipo de ação pode ajudar a reduzir custos assistenciais e a melhorar a relação custo/efetividade no tratamento médico, culturalmente falando, ainda é difícil para a maioria das operadoras encontrar um caminho para implementar Programas de Atenção à Saúde eficazes.

Foi para suprir esta necessidade que a NAGIS HELTH lançou seu PGS – Programa de Gerenciamento de Saúde.

Segundo Amanda Lapchenski – Enfermeira Chefe do PGS da NAGIS, "Nosso programa tem como principais características a capacidade de localizar na base de usuários da operadora aqueles que são chamados de pacientes de risco e crônicos, propondo ações de prevenção e reabilitação sobre eles".

O programa NAGIS de Gerenciamento de Saúde é dividido em dois modelos:

A) Software para auxiliar as equipes de medicina preventiva na aplicação dos programas de gerenciamento da saúde (screening, guidelines, registro eletrônico do paciente, agenda integrada, monitoramento dos programas, análise automatizada de custo/efetividade);

B) Terceirização plena do programa de gestão da saúde, sob a responsabilidade da equipe da NAGIS Health; Contamos também com soluções de comunicação e educação para engajar os beneficiários, médicos e prestadores da operadora de saúde, nos programas de promoção da saúde e prevenção de doenças.

Este trabalho realizado pela NT PARTNERS, empresa do Grupo ECOM, é considerado crucial, uma vez que não basta uma equipe de medicina preventiva preparada e motivada, sem que haja interesse e entendimento por parte dos beneficiários e médicos da importância do programas.