ENTREVISTA COM WAGNER MARQUES

A importância de sistemas para gestão estratégica

Dr. Wagner Marques

Diretor Presidente do Grupo ECOM

O que faz o software Matriz Gerencial?

Marques: Iniciamos no mercado com o sistema Matriz Gerencial em 2003, que no inicio analisava o comportamento médico, gerando a possibilidade de aplicação de bonificação. Ao todo são 7 anos de desenvolvimento desse software. O resultado de nosso trabalho nesses últimos 4 anos, fez com que a Matriz Gerencial se transformasse em um sistema de gestão da sinistralidade, apoiando as operadoras de saúde em vários processos importantes como auditoria analitica e de dados, eduacação médica continuada, programas de atenção à saúde, pagamento por performance, revisão de planos e contratos, analises de mercado, entre outros.

Temos cerca de 100 clientes entre seguradoras, medicinas de grupo, cooperativas médicas, hospitais e autogestões. São cerca de 24.000 médicos com possibilidade de acesso a Matriz de Performance via Internet, e o acompanhamento dos sinistros de aproximadamente 7 milhões de beneficiários.

Agora, com a ECOM se convertendo em um grupo de empresas, em que a sua empresa NAGIS responde pela parte de software e serviços, nosso nível de soluções planejadas para a área de saúde cresceu exponencialmente.

Qual a preocupação da NAGIS com relação à segurança dos dados de seus clientes?

Marques: Uma indagação comum de quem não conhece e tem o primeiro contato com o sistema é sobre a questão da segurança das informações. É desejo de todos conhecer seus indicadores e seus custos e compará-los com o mercado, mas também é uma preocupação pertinente que seus dados não sejam expostos.

O software Matriz Gerencial somente conseguiu evoluir graças justamente ao mecanismo de segurança das informações.

Utilizando o conceito revolucionário de banco de dados distribuído, onde os dados de cada cliente ficam em seu próprio datacenter, ou servidor, foi um fator fundamental para o sucesso da Matriz Gerencial. Além disso, neste mecanismo de banco de dados distribuído cada um é dono de seus dados e permite caminhar pela Internet apenas estatísticas de interesse comum.

Aonde a comparação com o mercado faz a diferença?

Marques: Essas informações de interesse comum fazem a diferença, permitindo que cada operadora descubra quais são seus pontos fracos comparados com o mercado.

Recentemente fechamos contrato com a empresa americana Geotrust. Este foi um passo importante para a garantia cada vez maior de que a NAGIS está sempre preocupada não apenas com os resultados que seus sistemas possam dar, mas também com a segurança dos dados de cada cliente.